Que tipo de exercício devo fazer?

Muitas pessoas começam um programa de exercício físico com determinados objetivos, e começa a realizar determinado tipos de exercícios. Contudo, dependendo do nosso objetivo, teremos de adaptar o treino ao mesmo de forma a conseguir atingi-los.

O tipo de treino influencia diretamente as adaptações que acontecem no nosso treino, e consequentemente os resultados obtidos.

Para realizar exercício físico, necessitamos de energia, que vem diretamente dos nutrientes dos alimentos.

Contudo, dependendo do tipo de exercício que fazemos, iremos utilizar um sistema energético diferente.

O sistema mais simples é o anaeróbio aláctico, que é utilizado para movimentos que se efetuam em alta intensidade até 15 segundos. Por exemplo, quando corremos 100 metros em sprint. Esse sistema apenas necessita de 30 segundos para recuperar 70% e voltar ao ativo, facilitando o aumento do número de repetições. O treino intervalado de alta intensidade, ou HIIT, é focado nesse sistema, permitindo um aumento do consumo de massa gorda e consequente aumento metabólico nos dias seguintes ao treino. Além disso, para quem quer ser mais veloz, deverá optar por usar este sistema de forma a desenvolver as fibras musculares responsáveis pelos movimentos rápidos.

Também existe o sistema anaeróbio láctico, para movimentos sustentados e continuadas até 3 minutos. Este sistema irá quebrar a glicose guardada no fígado e permite o treino em intensidade moderadas. O seu uso prolongado irá formar o ácido láctico muscular, que nos dará dores no dia seguinte ao treino. Este sistema deverá ser usado quando queremos ganhar massa muscular, tendo sempre em atenção que não podemos passar mais de 3 minutos em cada série para cada exercício que fazemos. Por isso, a necessidade de treinar diferentes grupos musculares em diferentes dias. Quem nunca ouviu falar do treino de pernas e do treino de braços? Os nossos músculos normalmente necessitam entre 24 e 48h de descanso para ter uma recuperação completa. Se quer ganhar massa muscular, use esta metodologia.

O outro sistema que temos é o aeróbio, utilizado em exercícios de baixa intensidade e longa duração, como uma maratona, por exemplo. Este é o sistema mais complexo e usa oxigénio de forma a utilizar a energia necessária ao exercício. Este sistema usa os hidratos de carbono e gordura como fonte principal de energia, podendo usar a proteína apenas quando o corpo está desgastado ou devido a um défice dietético. Este é o sistema que usamos nas nossas atividades diárias, como caminhar ou cozinhar. Quem nunca ouvir falar que é dia de treino cardio? Permite-nos queimar mais gordura momentaneamente, mas não tem tanto efeito no aumento metabólico dos dias seguintes.

Outra vez, a chave do sucesso é o equilíbrio, e cada um de nós necessita de diferentes estímulos para diferentes situações ou objetivos. Em TeamFit PT procuramos orientar os nossos clientes para a melhor e mais específica metodologia a utilizar consoante os objetivos propostos. Comece hoje e pergunte-se porque não começou mais cedo.

Leave a comment